Notícias

Falta mão de obra no pós pandemia

A falta de candidatos para preencher vagas em Campinas (SP), após o período mais crítico da pandemia da Covid-19, tem preocupado setores da economia da metrópole. Apesar da oferta de oportunidades, as empresas encontram dificuldades para realizar as contratações e acabam adiando novos negócios ou empreendimentos.

Na construção civil, por exemplo, há obras paradas por conta da falta de mão de obra. “Além da falta de mão de obra, temos dificuldade para encontrar profissionais qualificados, comprometidos. A gente não consegue achar um profissional que passe um mês sem faltar”, disse a engenheira Simone Rossi Barbosa.

De acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Campinas (Sinduscon), antes da pandemia, em 2019, a entidade, em parceria com o Senai-SP, capacitava três mil profissionais. Já em 2021, nenhum foi formado.

A debandada acontece por conta da dificuldade de emprego provocada pelo coronavírus, que fez os profissionais de mão de obra mudaram de área, abrirem micro-empresas ou até voltarem para as cidades de origem.

No varejo, o problema também existe. Os supermercados enfrentam problemas para contratar pessoas em áreas técnicas como açougue e padaria, e decidiram capacitar por conta os profissionais. “Eu era manobrista e auxiliar de limpeza e agora virei açogueiro. Eu aprendi tudo aqui”, disse Fábio dos Santos.

Fonte: G1