Notícias

Dia do Pão de Queijo

A paixão pelo Pão de Queijo é tamanha que existe até mesmo um dia totalmente dedicado à iguaria: 17 de agosto, Dia do Pão de Queijo. Muitas versões sobre a origem exata da delícia queijuda, mas é inegável que o pão de queijo é mesmo “Made in Minas” e que, ao longo dos anos, passou por adaptações e diferentes versões de receitas em que a criatividade é o limite.

Rafaela Gontijo, da NUU Alimentos, que fica em Patos de Minas, conta que o pão de queijo surgiu como uma nova ideia para aquele lanche da tarde, em meados do século 18, no ápice do Ciclo do Ouro.

 Ela conta que, como a farinha de trigo que vinha de Portugal chegava em Minas Gerais com baixa qualidade, uma das africanas escravizadas nas fazendas do interior de Minas Gerais resolveu substituir a farinha de trigo por polvilho, base da culinária indígena, no famoso pãozinho vespertino.

A combinação de banha de porco, queijo ralado, leite, ovos e polvilho azedo se misturaram em uma gamela para nascer o que é hoje o principal quitute brasileiro”, afirma. Hoje substituímos a banha de porco pela manteiga ou óleo mas os demais ingredientes são como no século 18, com queijo e escaldo.

Fonte: nossacozinha.uol