Notícias

Processos de idosos terão preferência em julgamentos

A Lei de número 12.008/09 estendeu aos idosos maiores de 60 anos o direito de preferência em julgamentos de processos judiciais em que sejam partes ou interessados, indo de encontro ao praticado pelo Supremo Tribunal de Justiça desde 2003.

A referida lei acrescentou artigos no Código de Processo Civil que determinam a extensão do benefício da justiça mais rápida, vez que antes o código já havia sido alterado para admitir a preferência às pessoas maiores de 65 anos.

Ressalta-se também que a nova lei garante que nos casos em que ocorra o falecimento do idoso parte ou interessado no processo, independentemente da idade, o cônjuge, companheira ou companheiro sobrevivente, em união estável, também terá prioridade na tramitação do processo em que o idoso possuía benefício.

Ademais, houve a inserção de artigos que tratam sobre processos administrativos no âmbito da administração pública federal, ocorrendo a preferência na tramitação destes processos para os maiores de 60 anos, portadores de deficiências físicas ou mental e portadores de doenças graves, mesmo que a doença tenha sido adquirida após o início do processo.

Entretanto, em todos os casos citados, a condição deve ser provado pela pessoa e deve-se requerer o benefício junto à autoridade judicial ou administrativa.

Dr. Antônio Trefiglio Neto

Dra. Ana Paula Trefiglio Vianna

Fone (19) 3236-3628

Rua General Osório, 939, Centro.