Notícias

JUNTOS CONTRA O CORONAVIRUS E A MANUTENÇÃO DO SETOR DE PANIFICAÇÃO!

A Diretoria do SIPAC, reunida nessa terça-feira, 18, deliberou sobre as orientações a serem passadas para os donos de padarias, diante da pandemia do coronavirus. Confira:
– Como ficarão os impostos federais? O governo deve prorrogar o pagamento.
– Qual a possibilidade de licença de férias? Há liberdade de acordo individual por padarias, já acenado, inclusive, pelo sindicato laboral, porém deverá sair uma nota do governo federal para uma possível suspensão do contrato de trabalho.
– Há possibilidade fazer um banco de horas? Sim, seguindo alguns critérios, conforme tempo e prazo para compensar. Procure o SIPAC e informe-se!
– Quanto ao fechamento das padarias por alguns dias ou redução no horário de trabalho? Fica a critério de cada padaria e como compensar este tempo, sendo como férias ou banco de horas, porém entendemos ser melhor mantermos o horário de funcionamento, dando a opção ao cliente em ir à padaria no horário mais conveniente e mais calmo, evitando aglomerações.
– Por que manter a loja aberta? O que mais nos preocupa é mantermos nossas lojas abertas durante todo o período que durar o coronavírus. O SIPAC irá procurar as autoridades locais reforçando a importância das padarias ficarem abertas, argumentando que servimos um produto milenar de necessidade básica a população, que nesta hora tão delicada se faz necessário, pois o fechamento das padarias poderá gerar ao setor o fechamento definitivo de muitas lojas. O sindicato vem tomando medidas de orientações para as padarias, como aumento dos pontos de apoio de álcool gel nos setores, tanto para clientes quanto para funcionários, reforçando as boas práticas de manipulação dos alimentos, orientação correta das lavagens das mãos e o aumento desta prática, sempre que necessário. Aumentar a frequência da limpeza de bancadas, mesas e balcões, redução e distanciamento de mesas e cadeiras, entre outras medidas para prevenção ao contagio do COVID-19.
“Sabemos que a conscientização de todas as padarias neste momento e muito importante para a saúde de todos seus colaboradores e clientes e a manutenção da economia local, evitando aglomerações em um único comércio, estas ações ajudarão a passarmos por esta pandemia, sem muitos estragos ao nosso setor e que logo o tão precioso café da manhã com pão de manteiga na chapa e cafezinho, volte a ser frequentado normalmente em nossas padarias, que hoje e uma tradição brasileira”, deseja João Augusto Moliane, presidente do SIPAC.